top of page

SINGLE POST

Sucos Detox são poderosos aliados da saúde


Você já ouviu falar em suco detox, certo? Famosos pela mistura de folhas, legumes e frutas, estes sucos são aliados poderosos da nossa saúde e beleza. Os sucos detox oferecem um combo de nutrientes muito benéficos para o funcionamento do organismo e colaboram até mesmo com o processo da perda de peso.

“Geralmente preparados com couve, pepino, gengibre entre outras verduras e legumes, os sucos detox ajudam a reduzir a retenção de líquidos e estimular o intestino, por conta dos nutrientes ali presentes e pela boa quantidade de fibras. Quando feito em casa, o suco detox é uma opção nutritiva para quem procura uma alimentação mais saudável”, garante Cátia Medeiros, nutricionista e diretora da clínica Atual Nutrição.

Porém, ainda que o suco detox traga uma série de benefícios para o corpo, é importante ter em mente que ele não é um fator exclusivo para a melhora da saúde e deve ser acompanhado de outros hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos – tanto para quem deseja perder peso, quanto para quem procura uma destoxificação completa. “Este tipo de suco poderá compor uma dieta de emagrecimento, desde que bem orientada e sem a falsa ideia de que ele faz milagres. É preciso entender que a desintoxicação literal do corpo, a partir de ingestão de um único alimento ou preparo, não existe, assim como o ‘emagrecimento sem esforço’ não acontecerá”, salienta a nutricionista.

Não é difícil encontrar ou bolar receitas de suco detox. Porém, com um cuidado a mais na hora de selecionar os ingredientes, você consegue enriquecer o suco e aproveitar melhor os benefícios. “Alimentos orgânicos que facilitem o detox e que sejam alcalinos são ideais, pois o pH do organismo é importantíssimo para o processo de detox e da saúde no geral”, sugere Thaianna Velasco, nutricionista funcional da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro. “Alimentos ácidos e industrializados, açúcar, leite e proteína animal não devem ser utilizados”, completa.

Folhas:

as de cor verde mais escuro são as mais indicadas – espinafre, couve, rúcula, agrião, salsinha;

Frutas doces:

ótimas para adoçar naturalmente o suco – maçã, ameixa seca, damasco seco, melão, banana, pêssego;

Frutas vermelhas:

ricas em antioxidantes, são ótimas para a pele – morango, amora, cereja, framboesa;

Legumes:

principalmente o pepino, que é diurético e tem a casca rica em fibras. Abóbora e aipo também são boas pedidas;

Raízes:

acrescentam fibras e vitaminas – cenoura, beterraba, inhame, batata-doce;

Gengibre:

é digestivo e acelera o metabolismo;

Brotos:

de feijão ou alfafa, eliminam toxinas e auxiliam a digestão;

Sementes:

de chia ou linhaça, são ricas em fibras e Ômega 3 e ajudam na sensação de saciedade.

Confira algumas receitas que separamos para você:

1. Suco purificante

Indicação: para quem deseja um suco doce e está focado na purificação do organismo.

Ingredientes:

2 folhas de couve; 1 maçã; 1 limão siciliano; 1 pedaço pequeno de raiz de gengibre.

2. Suco acelerador de metabolismo

Indicação: a clorofila ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo e colabora com o emagrecimento.

Ingredientes:

100g de clorofila congelada; 1 ramo de hortelã; 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos; 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão; 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado.

3. Suco para saciar a fome

Indicação: purificar e colaborar com o emagrecimento; o espinafre tem ação antioxidante e ajuda a afastar os radicais livres, a chia aumenta a sensação de saciedade.

Ingredientes:

1 punhado de espinafre; 1 colher de chia; água de coco e blueberry.

4. Suco hidratante

Indicação: o morango é rico em antioxidantes e colabora com a beleza da pele. Já a melancia, com grande quantidade de água em sua composição, ajuda na hidratação do organismo e no funcionamento dos rins.

Ingredientes:

1 fatia de melancia; 4 morangos; 1 pedaço pequeno de gengibre; 1 ramo de hortelã 1 pitada de canela.

5. Suco diurético

Indicação: diurético e hidratante. “O pepino tem 95% de água, que o torna diurético e dá volume ao suco. Sua casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias que melhoram a pele, cabelo e unhas”, aponta Cátia.

Ingredientes:

1 pepino pequeno; 2 talos de aipo; 2 folhas de couve; 1 punhado de salsinha; 1 limão pequeno sem casca; 1 maçã;

bottom of page